O que é um peso saudável?

DestaqueDicas

O peso mais adequado para si é aquele que resulta de um estilo de vida saudável, de uma alimentação equilibrada, da prática regular de exercício e com o qual se sente bem.

Nunca seja refém da balança! Por exemplo, os desportistas não têm massa gorda, mas são muito pesados sem terem excesso de peso. Tudo depende da composição do seu corpo. A avaliação da sua composição corporal é muito importante porque nos informa como é composto o seu corpo. Uma das medidas que ajuda a avaliar a composição corporal é o Índice de Massa Corporal (IMC).

No entanto, o IMC é apenas uma referência, porque a sua balança não diferencia massa gorda de massa muscular.

Outro dos indicadores o perímetro da cintura, que é medido na parte mais estreita do tronco. Este permite percebermos se temos massa gorda corporal a mais. Não se esqueça que as medidas 86-60-86 (86 cm de perímetro peitoral, 60 cm de perímetro de cintura, 86 cm de perímetro de anca) não são reais e não devem servir de referência para si.

Na população adulta, um perímetro superior a 88 cm nas mulheres e superior a 102 cm nos homens (medido na zona mais estreita do tronco) são considerados perímetros de risco para a saúde, existindo a probabilidade de desenvolver uma doença cardiovascular ou diabetes.

É importante saber que a maioria dos corpos que vê em revistas não são reais. São corpos esculpidos por cirurgia ou por Photoshop. Em regra, aos homens diminuem-lhe a gordura na região abdominal, esculpindo-lhe a barriga e demarcando os músculos abdominais por tratamento fotográfico. Nas mulheres, os corpos apresentados não se coadunam cinturas muito estreitas, costas estreitas e grande volume de peito.