Suplementação para aumenta da massa muscular: sim ou não?

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O uso de suplementação para aumenta da massa muscular deve ser avaliado em cada situação, ou seja, não deverá tomar suplementos sem serem aconselhados por um profissional. No entanto, é importante ficar com a noção de que a suplementação é segura e que poderá trazer-te benefícios.

Usualmente, aconselha-se a proteína do leite chamada whey protein, para aumento da massa muscular. A proteína do leite é extraída do soro do leite durante o processo de transformação do leite em queijo. Esta proteína é benéfica, porque contém aminoácidos de cadeia ramificada (BCAa) e glutamina, elementos essenciais para o crescimento do músculo. Além disso a whey protein não contém gordura nem colesterol. Outro fator essencial desta, é a sua rápida absorção, o que é fundamental para potenciar a hipertrofia muscular.

A whey protein deve ser ingerida em conjunto com um hidrato de carbono de rápida absorção, uma vez que a consequência desta ingestão é um aumento da insulina, que por sua vez potencia a entrada de aminoácidos para dentro do músculo. O uso desta proteína não é só indicado para quem quer aumentar a massa muscular, deve ser utilizado também para quem quer perder massa gorda, reduzindo a probabilidade de perda de massa muscular.

A creatina é outro composto muito utilizado no aumento da massa muscular, sendo uma substância constituída por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Originalmente é sintetizada no pâncreas e no fígado e pode ser encontrada em pequenas quantidades na carne vermelha e nos peixes. Este pequeno conjunto de aminoácidos favorece os processos energéticos do músculo, levando ao seu aumento e adiando o cansaço muscular, prolongando o treino.

A creatina deverá ser tomada todos os dias, mesmo nos dias em que não treina. Este suplemento pode ser tomado a qualquer hora do dia, pois o seu efeito não é imediato, no entanto, quando adicionado a um hidrato de carbono, o sue efeito é potenciado e por isso também poderá ser ingerido após o treino, favorecendo a hipertrofia muscular.

Os suplementos vitamínicos e minerais devem complementar a suplementação para aumenta da massa muscular. Estes micronutrientes asseguram um bom funcionamento do seu organismo, contribuindo positivamente para a hipertrofia muscular. No entanto, deve ter noção de que os suplementos de vitaminas e minerais devem complementar uma alimentação equilibrada e não substituí-la. O ideal será tomar o suplemento durante uma refeição para que as vitaminas solúveis em gordura sejam bem absorvidas.