Não há musculo nem emagrecimento sem 8 a 10 horas de sono diariamente

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Nenhum dos seus objetivos será devidamente alcançado se não tiver o descanso adequado. Se dormir pouco, acabará por andar cansado, sem energia e acabará por não ter motivação para fazer a sua atividade física.

Alguns estudos demonstram que as pessoas que dormem poucas horas ou têm perturbações do sono sentem mais fome durante o dia, metabolizam menos bem os alimentos e têm mais tendência para engordar.

Permanecer mais horas acordado faz com que tenha mais tendência para comer alimentos ricos em hidratos de carbono processados (bolachas, cereais com açúcar, doces, bolos e chocolates) e além disso, processam-nos menos bem. Além dos alimentos processados, as pessoas que dormem menos procurar alimentos com mais calorias, que engordam mais e acaba por aumentar de peso.

A ausência de sono suficiente faz com que tenhamos menos produção de algumas substâncias que nos produzem saciedade, ou seja, que nos diminuem o apetite.

Com mais fome, os jovens acabam por comer mais e engordarem. Quando se tem tendência para ser magro, dormir de menos faz com que exista mais perda de massa muscular, sendo mais difícil ficar tonificado e musculado.

Os adolescentes que dormem menos também tendem a crescer menos, uma vez que a hormona do crescimento se produz essencialmente à noite, quando estamos a dormir. Esta hormona também é responsável pela aumento da massa muscular e pela diminuição da massa gorda, assim, com menos hormona do crescimento, os seus objectivos de perda de massa gorda e de aumento de massa muscular ficam comprometidos.