Crie uma relação amigável com os alimentos

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Deve criar uma relação mais amigável com os alimentos. Os alimentos são constituídos por macronutrientes, como a proteína, os hidratos de carbono e as gorduras. Estes macronutrientes são essenciais á vida e uma alimentação equilibrada requer que ingira alimentos compostos por todos estes macronutrientes.

Proteína

A proteína é o componente mais importante dos seus músculos, cabelo, unhas, pele, olhos e órgãos internos, em especial o coração e cérebro.

A proteína é necessária para o crescimento, para ter glóbulos vermelhos saudáveis e muito mais. Os alimentos proteicos incluem os ovos, o queijo, os produtos de soja, o peixe, o feijão, as nozes, as sementes e a carne de frango, peru, vaca e porco. Se está interessado em seguir uma alimentação mais vegetariana, seleccione uma alimentação mais rica em soja, feijão e nozes para satisfazer as suas necessidades proteicas.

Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são a sua principal fonte de energia e têm um papel muito importante no funcionamento do sistema nervoso central, dos músculos e dos órgãos internos. Os alimentos ricos em hidratos de carbono mais saudáveis incluem a fruta, os vegetais, os cereais integrais, o feijão e o grão. Os alimentos maioritariamente constituídos por hidratos de carbono que deve evitar são os que têm açúcar, como os bolos, as bolachas, os refrigerantes ou os cereais processados (pão branco, arroz branco, etc.). este tipo de alimentos tem um efeito negativo na concentração sanguínea de açúcar, provocando a curto prazo e a longo prazo uma grande variedade de doenças, como uma doença cardiovascular e diabetes. Estes alimentos tão o vão fazer engordar.

Gordura

A gordura é uma forma de reserva de energia no nosso corpo e é possível utilizá-la para produzir energia quando for necessário, ou seja, quando não conseguimos obter energia suficiente da dieta que fazemos. A gordura transporta algumas vitaminas, nomeadamente as vitaminas A, D, E e K, através do nosso corpo e protege os órgãos vitais de traumatismos e das alterações de temperatura.

É importante perceber que há gorduras mais saudáveis e gorduras menos saudáveis. As gorduras menos saudáveis são chamadas gorduras saturadas e estão presentes em alimentos provenientes dos animais, tais como as carnes e lacticínios. Este tipo de gordura também é importante, mas deve ser ingerida com alguma moderação. Pode identificar estas gorduras sabendo que são sólidas à temperatura ambiente.

A gordura hidrogenada, muitas vezes denominada gordura transformada ou trans, é conhecida por ser prejudicial à saúde e parece conduzir ao aparecimento de doenças cardíacas e cancro. Esta gordura é muitas vezes utilizada em produtos embalados e margarinas. As bolachas, os bolos, algumas margarinas e manteigas estão carregadas deste tipo de gordura.

As gorduras mais saudáveis são denominadas gorduras insaturadas. A gordura insaturada mantém-se liquida à temperatura ambiente. Este tipo de gordura está presente no azeite, no abacate e em alguns óleos.

Os ácidos gordos essenciais, como ómega 3, estão associados a um melhor desenvolvimento intelectual, à diminuição dos estados depressivos e da dislexia. Este tipo de gordura necessita de ser obtida através de alimentos, e o peixe, as sementes, as nozes e o óleo de canola são óptimas fontes deste tipo de ácido gordo.