Conselhos essenciais para rapazes

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(e olha que nós sabemos que és um rapaz de muito alimento)

Os rapazes ao contrário das raparigas têm a vida mais facilitada quanto ao controlo do peso.

As tuas hormonas masculinas ajudam-te a perder peso (se esse for o teu objectivo), a manter ou mesmo a aumentar. A testosterona, a principal hormona masculina, promove um aumento de massa muscular (hipertrofia muscular) e ao teres mais massa muscular acabas por gastar mais calorias diariamente, ajudando-te a controlares os níveis de massa gorda. É exatamente por esta razão que quando entras na puberdade (inicio da adolescência) começas a emagrecer e ficar com mais músculo, mais alto e com mais pelos. A testosterona é uma das hormonas responsáveis por todas estas alterações que ocorrem no teu corpo.

Estas transformações requerem muita energia, razão pela qual devoras uma grande quantidade de comida e mesmo assim não engordas. Contudo, deves perceber se comes para as tuas necessidades ou estás a exagerar.

Se estiveres a comer de mais, verás a gordura acumular-se na região abdominal (barriga), principalmente de lado. Começas a ficar com dobras de gordura nesta região.

Caso te mantenhas seco, sem essas dobras de gordura, é porque o que comes é completamente gasto, não sendo armazenado.

Contudo, os rapazes são diferentes um dos outros, e alguns têm maior tendência para engordar. Se for o teu caso, deves redobrar o cuidado que tens com a tua alimentação e com o exercício que fazes.

A alimentação deverá estar sempre de acordo com o exercício que fazes. Normalmente, quanto mais exercício praticares, maior necessidade terás de comer. Como sabes, o exercício requer um dispêndio energético e por essa razão o teu corpo pedir-te-á mais energia, razão pela qual tenderás a comer mais.

É importante fazeres um bom pequeno almoço antes de saíres de casa. Ter fome logo de manhã é sinal de que o teu organismo está a funcionar bem e de que estás com muita saúde. Caso não o faças, o teu organismo permanecerá muitas horas sem alimento e acaba por consumir massa muscular, utilizando-a como energia.

Se o teu objectivo é ser definido e ter massa muscular, passar muito tempo sem comer é o que não deves fazer. Assim, é fundamental ingerires alimentos nutritivos logo de manhã se queres manter ou aumentar os teus músculos.

Os pequenos-almoços devem ser variados, bem como o resto da tua alimentação. Quando ingeres alimentos muito variados acabas por obter uma grande variedade de substâncias nutritivas (vitaminas e minerais).

É importante fazeres uma refeição de três em três horas, para não acumulares fome, sendo fundamental para não destruíres o músculo, como referi atrás. Caso não gostes de levar comida de casa, deves comprá-la na escola ou num snack bar. O pão será sempre uma das melhores opções para comeres nestes locais (preferencialmente integral, ou seja, com muita fibra). Se não te importares de levar comida de casa, consegues arranjar outras opções muito saudáveis.