Conselhos essenciais para as raparigas

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Como já percebeste, as coisas para as raparigas são mais complicadas. As raparigas têm mais dificuldade em gerir o peso por questões hormonais e, com frequência, estão menos motivadas para a prática de atividade física porque têm(normalmente) menos aptidão para as realizar.

No entanto, tu podes ser diferente: depende muito de ti

Algumas das atividades físicas preferidas pelas raparigas são muito exigentes, fazem-nas gastar muitas calorias e tonificam-lhes o corpo, como a dança, a ginástica, a natação ou as aulas no ginásio.

Estas são boas opções para as raparigas que não gostam de outro tipo de desportos.  Usualmente as raparigas têm jeito para este tipo de atividades.

O importante é começares por qualquer atividade que te faça sentir bem. Se arranjares companhia, melhor ainda, porque desta forma acabas por ter mais motivação. Caso não arranjes companhia, isso não poderá ser um problema, irás com certeza arranjar amigas no grupo de dança ou de ginástica.

A alimentação também deverá ser algo com o qual de deves preocupar. Não deves de estar muitas horas sem comer e é proibido sair de casa sem tomares o pequeno-almoço, mesmo que para isso te tenhas de levantar 10 minutos mais cedo.

Se estiveres muito tempo sem comer, acabarás por comer em maior quantidade na refeição seguinte e isso significa aumentar a tua quantidade de massa gorda. Além disso, deves de comer de três em três horas e assim sendo deverás levar contigo alguns alimentos que servirão para os teus lanches da manhã e da tarde.

Ao almoço e ao jantar, deves comer de faca e garfo, sempre que possível. Habitualmente este tipo de refeições mais completas são mais saciantes, menos calóricas e ajudam a controlar o peso.

Deves aprender também a ouvir o teu corpo. O teu corpo está permanentemente a dar-te sinais. Por exemplo, é importante perceberes se tens as unhas a descamar, se o teu cabelo está brilhante, se não te cai muito cabelo. A tua pele também te pode dar muitas informações.

Se tens uma pele baça, sem brilho, isto poderá querer dizer que a tua alimentação não é muito rica em vitaminas e minerais. Por outro lado, se tens tendência para teres borbulhas, isto poderá querer dizer que tens alguma alteração hormonal que deverá ser controlada, pois além de não te deixar confortável com o teu aspeto, poderá fazer-te engordar. Um aumento de pelos repentino poderá também denunciar alguma alteração hormonal. Deves estar atenta.

O teu ciclo menstrual também poderá ser muito informativo, se tens muitas dores, muito fluxo e ao mesmo tempo tens muita tensão mamária, deves procurar ajuda. Estes sintomas podem representar alterações hormonais que também te farão aumentar de peso. Cuidado com a pílula, que é muito recomendada nestas situações e poderá não ser a melhor das opções para ti.

As raparigas que sofrem de síndrome pré-menstrual têm tendência para comer de forma mais emocional, têm mais fome e têm maior apetite por doces. Por esta razão as raparigas são mais atreitas a comer emocionalmente e isso fá-las ter mais predisposição para aumentar de peso.

Além disto, quando as raparigas estão mais ansiosas, mais stressadas ou tristes, é muito frequente terem mais fome e comem para se tranquilizar e acalmar. Curiosamente, até os desgostos de amor assumem maiores proporções nas raparigas do que nos rapazes e isso reflete-se muito no seu comportamento alimentar e por consequência no peso. Só nos faltava mais esta…

Caso sejas uma dessas raparigas que procurar conforto na comida, deves tentar criar uma relação mais saudável com a comida. Embora seja difícil, é possível!