As tuas hormonas influenciam o teu peso

DestaqueDicas

O pico hormonal dos rapazes é atingido entre os 20 anos e os 35 anos, após esta idade os valores hormonais começam a diminuir e terás mais dificuldades em manter o peso e um corpo musculado.

Se fizeres exercício regularmente, antes dos 20 anos, os teus valores de massa muscular serão sempre mais elevados e os de massa gorda têm mais probabilidade de serem inferiores.

É importante saberes que as hormonas masculinas e a femininas são comuns aos dois sexos e muito úteis. Fazem parte do nosso balanço hormonal. Contudo, os rapazes têm maios concentração de hormonas masculinas e as mulheres de hormonas femininas.

As raparigas na adolescência, com o aumento dos valores hormonais, tendem a modificar muito o corpo. Ficam com os seios maiores, estreitam a cintura e aumentam a gordura acumulada nas ancas. Este processo é natural e até desejável, pois prepara-te para vires a ser mãe. No entanto, caso existam desajustes hormonais, poderás ter mais tendência para ganhar massa gorda e celulite. Se não existirem alterações hormonais significativas, se tudo estiver bem, terás tendência para emagrecer nesta fase da tua vida. É frequente nas meninas que sempre tiveram excesso de peso, quando começam a menstruar, terem tendência para ficar mais magras.

É importante também saberes que a maioria dos corpos que vês em revistas, quer sejam rapazes ou raparigas, não são reais.