Alimentos para queimar calorias

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Uma maçã por dia

Este é um snack saudável, com alto teor de água e com os dois tipos de fibras essenciais ao controlo do peso: a fibra solúvel (que contribui para prevenir os picos de açúcar no sangue) e a fibra insolúvel (que a ajuda a se sentir saciada).

 

Ovos

Os ovos são uma boa fonte de proteína, e optar por uma dieta rica em proteínas é uma das vias para se sentir em pleno. Aliás, um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition evidenciou que, quando as pessoas comiam dois ovos ao pequeno-almoço, ingeriam sensivelmente menos 400 calorias durante as 24 horas seguintes- e isto ao contrário das vezes em que comiam sandes.

 

Sopa

Segundo um estudo da Penn State University(EUA), a sopa é um supressor do apetite, pois é composta por uma mistura de sólidos e líquidos que sacia.

 

Brócolos em quantidade

Quando está a tentar perder peso e a ganhar forma, os vegetais sem amido(como os brócolos) são os alimentos que podem ser consumidos praticamente em quantidades ilimitadas. Os brócolos contêm glucosinolatos que combatem o cancro, assim como folatos e vitamina C.

 

Mastigue mais

Os investigadores estimam que mastigar pastilha elástica sem açúcar durante todo o dia poderá aumentar o seu gasto energético- o suficiente para “queimar” mais ou menos 10 quilos por ano. Dito de outra forma: enquanto está a mastigar pastilha, não poderá comer mais nada.

 

Beba água

Investigadores alemães evidenciaram aumentos das taxas metabólicas na ordem dos 30% em indivíduos que beberam perto de meio litro de água. Beber um extra de 1,5 litros de água por dia pode significar, no decurso de um ano, uma perda de peso próxima de 5kg.

 

Produtos magros

Lacticínios com baixo teor de gordura parecem retardar o processo de formação da gordura e aumentar a capacidade de queimá-la, especialmente junto do estômago. Um estudo da University of Tennessee revelou que as pessoas que ingeriram três porções diárias de iogurte perderam duas vezes mais peso.

 

Papas de aveia

A papa de aveia é uma das melhores escolhas, caso esteja a tentar perder peso. É conhecida como a alimentação ideal para um pequeno-almoço capaz de saciar. A papa de aveia liberta açúcar de forma lenta no organismo e ajuda a mantê-la satisfeita durante mais tempo.

 

Peixe

Supreendentemente, o peixe é superior à papa de aveia e aos legumes que toca à saciedade. O índice da saciedade classifica os peixes brancos cozidos ao vapor, tais como o linguado ou o bacalhau, como sendo os primeiros de 38 alimentos comuns que mais se saciam. Além disso, um estudo do Karolinska Instituet(Suécia) demonstrou, também de forma inesperada, que as pessoas ingeririam menos 11% de comida ao jantar depois de terem almoçado peixe em vez de carne.

 

Prato de salada

Inicie a sua refeição com um grande prato de salada(sem molhos altamente calóricos) e, na globalidade, irá comer menos. Num estudo, investigadores da Penn State University(EUA) descobriram que as mulheres que comeram salada antes de um almoço composto por um prato de massa ingeriram menos calorias durante toda a refeição.